O ensino fundamental I tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, sua qualificação para prosseguir em sua carreira acadêmica e, futuramente, ingressar no mercado de trabalho. Com estes objetivos em mente, oferecemos às crianças oportunidades de se reconhecerem como parte do processo de ensino e aprendizagem, como sujeitos históricos e sociais. Para isso, realizamos atividades e dinâmicas lúdicas, criativas, significativas, contextualizadas, mantendo a interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares, bem como a integração de informações entre seu cotidiano e o mundo. Sempre estimulando o hábito da pesquisa, da reflexão, da construção e socialização do conhecimento.
O ciclo dos Anos Iniciais traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo do processo de aprendizagem. A criança aprende os princípios matemáticos e científicos, a noção de espaço e tempo e entra em contato com a arte. Nessa fase a criança tem um grande avanço na leitura e escrita, começando a usar a escrita para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões.
O 1º ano do Ensino Fundamental seguirá o Plano Curricular e metodologia da Educação Infantil, mantendo coerência com a Proposta da Educação Básica desta Escola.
A verificação do rendimento escolar no 1º ano do Ensino Fundamental utilizará os mesmos critérios da Educação Infantil.
Nessa fase há um importante avanço intelectual e um grande desenvolvimento da socialização da criança, com aprimoramento do raciocínio crítico e lógico. Ela se torna mais independente e começa a adotar sua posição frente à família, escola e sociedade.
Desenvolvemos um trabalho voltado para a consolidação e sistematização dos conhecimentos relacionados à leitura, escrita e operações matemáticas. Promovendo situações em que as crianças são sujeitos de sua aprendizagem, incentivando a curiosidade, o espírito investigativo e a capacidade de resolver problemas. Durante esse processo, os alunos são incentivados a propor soluções, explorar possibilidades, levantar hipóteses, justificar seu raciocínio e validar suas próprias conclusões, auxiliando o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Trabalhamos conteúdos significativos ligados a várias áreas do conhecimento, porém, sempre integrando-os as questões cotidianas da vida das crianças. Além disso, procuramos a interação das disciplinas clássicas do currículo com temas transversais como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação para consumo, etc., visando, assim, contribuir para a formação integral do aluno. Nessa fase, as atividades passam a ter o objetivo de privilegiar a autonomia e a criatividade das crianças na busca de soluções para os problemas através da troca de ideias e do trabalho coletivo.
Trabalhamos conteúdos significativos relacionados a várias áreas do conhecimento, porém, sempre integrando-os as questões cotidianas da vida das crianças. Além disso, procuramos a interação das disciplinas clássicas do currículo com temas transversais como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação para consumo, etc., visando, assim, contribuir para a formação integral do aluno. Nessa fase, as atividades passam a ter o objetivo de privilegiar a autonomia, construção de conhecimento e a criatividade das crianças na busca de soluções para os problemas por meio da troca de ideias, reflexão e do trabalho em equipe.
Nossa proposta pedagógica e metodológica se fundamenta na concepção de que a criança é um sujeito ativo na construção de seu conhecimento. Esse processo ocorre a partir das experiências ocorridas em sua interação com o mundo e com a realidade que a cerca. Temos como objetivo o desenvolvimento de capacidades e competências que possibilitem a formação de indivíduos integrais, produtivos, que valorizem o conhecimento, saibam fazer escolhas, trabalhar e decidir em grupo, atuar em seu entorno social e fazer uso da tecnologia disponível.
Nossa proposta pedagógica e metodológica se fundamenta na concepção de que a criança é um sujeito ativo na construção de seu conhecimento. Esse processo ocorre a partir das experiências ocorridas em sua interação com o mundo e com a realidade que a cerca. Temos como objetivo o desenvolvimento de capacidades e competências que possibilitem a formação de indivíduos integrais, produtivos, que valorizem o conhecimento, saibam fazer escolhas, trabalhar e decidir em grupo, atuar em seu entorno social e fazer uso da tecnologia disponível.
Manhã:
Saída com almoço:
Ruth Mita Onoda Cofundadora e Diretora da Escola Saúde
Como educadores, também como pais, sabemos o quão importante é visitar a escola antes de decidir onde matricular os nossos filhos. Por isso, incentivamos você a agendar um horário para conhecer o nosso trabalho, toda a equipe, a infraestrutura e conferir de pertinho o futuro dia a dia do seu filho. Estamos sempre de portas abertas para recebê-lo!
Ao clicar em “Enviar”, você consente que os dados fornecidos nesse formulário serão utilizados para entrar em contato para marcar visita à escola e para fornecer informações pertinentes a Escola Saúde como, por exemplo, esclarecimentos sobre matrícula, novidades etc.
Caso queira saber mais como utilizamos seus dados, consulte o nosso Aviso de Privacidade.
De segunda a sexta das 07:00 às 19:00.